Seja Bem Vindo(a) ao Blog do Projeto Sinfonia Dormente

:: SOBRE O PROJETO ::

Boa Noite

No Dia 28 de agosto de 2009, o que era o prazer da leitura se transforma em algo mágico. Nesta data, o amigo e compositor Luzardo Vasconcelos iniciou uma tentativa audaciosa de musicar alguns poemas de Cruz e Sousa. Já tínhamos lido os poemas, mas ouvi-los seria algo totalmente diferente. Até aí tudo bem, mas os dias foram passando e começou a despertar uma vontade imensa em expor os poemas musicados. Pronto! Iniciava-se ali o que hoje intitulamos de PROJETO SINFONIA DORMENTE. 
Com o trabalho pronto em mãos, começamos a desejar que estas músicas fossem ouvidas por diversas pessoas. Então veio a idéia... Por que não gravar um CD? Por que não realizar um circuito de apresentações? Calma! Vamos dar um passo de cada vez. Sabíamos que esse projeto era maravilhoso, mas tínhamos receio se daria certo. Mas essa sensação foi desaparecendo com o tempo, e hoje vocês farão parte da primeira apresentação do Sinfonia Dormente.Queremos mostrar para pessoas que a arte não tem prazo de validade. Que poemas escritos no sec. XIX encaixam perfeitamente no nosso atual cotidiano. A música quebra fronteiras, e com ela nós conseguiremos fazer com que uma parcela da sociedade reconheça e admire João da Cruz e Sousa. Nascido em 24 de novembro de 1861, em Desterro, SC (Atual Florianópolis) e Falecido no dia 19 de Março de 1898 no município mineiro de Antônio Carlos.


Mantenhamos viva a nossa história, cultura e admiração.


Com vocês, PROJETO SINFONIA DORMENTE – CRUZ E SOUSA MUSICADO!
(Texto de Abertura da Primeira Apresentação do Projeto)


Apresentação:
A ousadia de lançar um projeto voltado para a divulgação das obras do poeta Cruz e Sousa se deu no momento em que os amigos de Luzardo Vasconcellos, (Tullio Capanema e Leandro Platt) conheceram as músicas que ele compôs especialmente para as obras do poeta.
Entenderam eles que não poderiam deixar passar a feliz união dos poemas de Cruz e Sousa com as músicas de Luzardo Vasconcellos, que tais obras deveriam ser mais divulgadas e que através da música, ressuscitariam os poemas e os sentimentos expressos através deles, os mesmos que afloravam angústias e sonhos, mostravam seus prantos e falavam ao mesmo tempo do luar; do sangue e da sensualidade. Sendo Cruz seguidor da vanguarda francesa, foi o precursor do simbolismo no Brasil, numa época em que seus versos eram inovadores, e por essa razão foram incompreendidos por muitos.
A paixão que o compositor sente pelas obras de Cruz e Sousa, e que o levou a emprestar aos poemas sua sensibilidade musical, tocou seu amigos Tullio Capanema e Leandro Platt, que passaram a idealizar uma forma de também contagiar outras pessoas com as obras do Cisne Negro.  Imaginando eles que o público alvo poderia  ser formado por pessoas de todas as idades e níveis sócio-cultural, dos quais muitos não tiveram oportunidade de conhecer um pouco sobre Cruz e Sousa e seus poemas, ou até mesmo não despertaram o interesse, por falta de motivação ou de estímulo.
Desde então, a idéia foi sendo alimentada e se tornou a principal proposta de trabalho do grupo, a qual se volta para a divulgação das obras do poeta, como figura de destaque na história da cultura catarinense.
Os estudos sobre o poeta foram priorizados, assim como os ensaios e destes novos detalhes surgiram, dando corpo ao projeto que atualmente consta de 34 poemas que foram atrelados a musica integralmente, sem adição ou remoção de qualquer palavra das obras em questão. Apresentados pelo grupo de uma forma personalizada, cantados e utilizando instrumentos musicais buscando novos sons e arranjos ressaltando os sentimentos do poeta, os quais expressam por meio do simbolismo fases de sua vida.
Então, surgiu o Projeto Sinfonia Dormente – Cruz e Sousa Musicado.

 O Projeto tem por objetivo principal resgatar e difundir memória e obra do grandioso Poeta Catarinense Cruz e Sousa para a população em geral, sobretudo ao público estudantil, adentrando as redes de ensino fundamental, médio e superior, tornando este trabalho um material de auxilio a didática literária.




Algumas Metas:



- Apresentar de forma musicada e cantada, os poemas do poeta catarinense Cruz e Sousa, para iniciar uma ação de resgate da importância de suas obras;
- Despertar na população o interesse pelo legado do poeta;
- Incentivar, pela música e pelo canto, os estudantes da rede pública e privada para leitura dos poemas de Cruz e Sousa e ao conhecimento de sua vida e obra;
- Participar de eventos de cunho cultural e eventos de celebração ao poeta;
- Ter a oportunidade de expandir as apresentações para todas as micro-regiões catarinenses;
- Levá-las também a outros estados da federação;
- Gravação, produção e turnê de um disco;
- Distribuição gratuita da primeira tiragem do disco entre escolas públicas.


O Projeto Sinfonia Dormente – Cruz e Sousa Musicado consiste de apresentações do grupo para estudantes da rede pública e privada, priorizando incentivar a estes estudantes, através da música, a ouvir, ler e conhecer as obras do Poeta Catarinense, pois embora se tenha conhecimento de que nas escolas de ensino fundamental, Cruz e Sousa é um dos poetas inseridos no planejamento do programa escolar, entende-se que para os estudantes tão jovens, a compreensão de seus poemas, pura e simplesmente através da leitura, se torna difícil, pelas características dos versos marcados pelo estilo simbolista.
Compreendem os autores do projeto que, através da musicalidade emprestada aos poemas, por meio da apresentação cantada e com acompanhamento dos instrumentos, – passando por inúmeros gêneros musicais - os jovens alunos poderão despertar para o interesse de maior conhecimento sobre o poeta e suas obras.
Para estimular o aprendizado dos alunos pelo poeta, o Projeto visa distribuir ao maior número possível de escolas da rede pública, CDs contendo a gravação dos poemas de Cruz e Sousa musicados. Acreditando que os materiais produzidos pelo grupo poderão se tornar importantes instrumentos pedagógicos, para que a instituição escolar possa utilizá-lo em diversas ocasiões, com seus alunos e equipe docente, reforçando assim a proposta lançada pelos autores, de levar conhecimento aos estudantes sobre o poeta.

Podemos destacar algumas apresentações do Projeto:
 - Semana Nacional de Museus - Palácio Cruz e Sousa
 - Teatro da Ubro
 - Semana Ousada de Artes UFSC/UDESC
 - Feira do Livro de Florianópolis
..............................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Que importa que morra o poeta.

Importa que não morra o poema.”

(Cruz e Sousa)