Seja Bem Vindo(a) ao Blog do Projeto Sinfonia Dormente

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Grupo de Florianópolis grava CD com letrista de luxo: Cruz e Sousa

Show de lançamento do CD Plenilúnio, com poemas do gênio da poesia simbolista, ocorrerá neste domingo, no SESC Prainha

Deolhonailha: 14/12/2012 - Postado por: Alanna Kern, repórter


Uma frase clichê já diria que o amor move montanhas e a paixão move mundos. E, mesmo o projeto “Sinfonia Dormente – Cruz e Sousa Musicado” estando distante do que consideramos clichê, foi o amor pela música e a paixão pelo poeta Cruz e Sousa que impulsionou o grupo a transformar os poemas do ícone da cultura catarinense em lindas canções.
Neste domingo, 16, o grupo lança seu CD Plenilúnio, às 20h, no Cine Teatro do Sesc, na Prainha, em Florianópolis. A tiragem de 1000 cópias será distribuída de graça, sendo que 850 cópias serão direcionas para as escolas públicas de Florianópolis como material didático para estudo da vida e obra do poeta.
Na apresentação desse domingo, 16, além dos EPs serão distribuídos exemplares do livro compilação de Cruz e Sousa com Broquéis, Faróis e Últimos Sonetos.
Na segunda-feira, 17, um dia após a apresentação, as canções estarão disponíveis na internet juntamente com o encarte do CD.

O início
O projeto começou a nascer quando Luzardo Vasconcellos, que na época morava em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em um dia inspirado transformou quatro poemas de Cruz e Sousa em música.
“Eram poemas que tinham em um livro de literatura que eu estava estudando, com vários poetas e estilos literários. E nesse livro havia vários poemas do Cruz e Sousa. Como eu já tinha meus projetos voltados para a música e sempre fui apaixonado pelo Cruz e Sousa, resolvi tentar fazer música. Quando eu consegui fazer quatro delas no mesmo dia, resolvi fazer mais. A princípio foram 80 poemas catalogados e 20 transformados em música. Depois disso tive a ideia de fazer alguma coisa relacionada a isso aqui em Florianópolis”, conta Luzardo.

Adesão
Na volta para Florianópolis em 2009, Tulio Capanema entrou para o projeto. Além deles, farão parte da apresentação os músicos Alexandre Piazza, Vinícius de Oliveira, Ubrother e Joelma Grevinel.
“Cada canção que nós vamos apresentar tem uma pitada de cada um. Deixamos as canções completamente abertas para que cada músico pudesse dar o seu tempero. Já que não mexemos nas letras dos poemas, a forma de nos expressarmos é exatamente no estilo musical”, diz Tulio sobre o repertório da apresentação, que não tem um único estilo definido, variando desde o rock ao folk.
“A pessoa que vai ali nos assistir encontrará algo maior do que a própria música. Nosso projeto não pode ser apresentado em um bar ou em uma festa, por exemplo. Ele é um projeto para determinados locais, e até mesmo para a rua. Somos muito simpáticos aos projetos de rua”, acrescenta Tulio.

Apoio
Neste ano, o potencial do projeto foi reconhecido pela Fundação Cultural Franklin Cascaes, através do Edital de Apoio a Cultura de Florianópolis. Depois de quase três anos juntos, o grupo resolveu inscrever o Sinfonia Dormente no edital, sendo um dos premiados.
Mesmo sem concorrer a nenhum edital antes, o grupo já estava se preparando para isso. “Nós já sabíamos que isso iria acontecer uma hora ou outra. Então eu fiz um estatuto para a gente registrar ele de uma forma sem fins lucrativos, ou seja, nós estudamos as possibilidades. Se tivéssemos entrado nesse editar no susto, seria muito difícil sem ter uma assistência especializada”, disse Luzardo.
Para eles, uma grata surpresa foi ver que novas gerações estavam sendo premiadas pelo edital. “Na hora que a gente se inscreve nós não sabemos quem são os concorrentes. Mas nós tivemos várias reuniões para esclarecimento de algumas questões do edital e é muita gente nova que está envolvida nos projetos da fundação. E os nomes mais conhecidos estão como suplentes. Nós percebemos que está havendo uma reciclagem desses músicos, não na maneira bruta da palavra, mas no sentindo de pessoas novas em idade e também sem experiência”, celebra Túlio.
Se pudessem fazer uma sugestão para o lançamento do próximo edital, gostariam de ter mais tempo para a produção e inscrição do projeto. “Se tivéssemos uns dois ou três meses a mais, já seria ótimo”, fala Luzardo.
Para mais informações, ligue para (48) 8842-5669 ou (48) 9601-4850.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Que importa que morra o poeta.

Importa que não morra o poema.”

(Cruz e Sousa)